Novidades

Novidades

 

 

FT destaca Petrobras, Embraer e Embrapa por inovação

Jornal destaca em artigo de abertura necessidade do país de abraçar pesquisa para elevar produtividade da economia e estimular empreendedorismo criativo

No artigo de abertura, o jornal britânico destaca a necessidade do país de abraçar a pesquisa para elevar a produtividade da economia e estimular o empreendedorismo criativo, pois não basta para a nação ser uma grande exportadora de commodities.

 

O suplemento traz casos emblemáticos de empresas e centros de pesquisa que estão viabilizando inovações tecnológicas no Brasil. O primeiro focaliza a Petrobras, que investiu em pesquisa e desenvolvimento US$ 1,14 bilhão no ano passado, mais que outras gigantes internacionais do setor de energia, como Sinopec, BP, Total e Exxon.

 

Um dos objetivos dos gastos é elevar a eficiência de produção da companhia, que passa por um processo de estagnação desde o início de 2012.

 

Entre os maiores projetos realizados pela Petrobras, está a criação de dois fluidos sintéticos em parceria com a companhia norte-americana Baker Hughes.

 

Os produtos vão facilitar a extração de petróleo dos campos localizados na camada de pré-sal. Outra novidade é que a estatal desenvolveu no começo deste ano uma técnica de exploração de óleo num ângulo de 85 graus, o que vai permitir expressivas reduções de custos de produção.

 

O FT também expõe o caso da Embraer, uma das principais fabricantes de aviões de médio e pequeno porte no mundo. A empresa desenvolveu um modelo de negócio no qual seus engenheiros desenham o corpo da aeronave, asas e cauda, mas utilizam uma cadeia global de fornecedores de componentes.